segunda-feira, 30 de maio de 2016

TEATRO VIRIATO – VISEU (EFA 16)

No dia 20 de maio, pelas 21h 30, o EFA 16 e o EFA 18 assistiram ao espetáculo o “Misantropo”, uma adaptação do texto do dramaturgo francês Molière (1622- 1673) e encenação de Nuno Cardoso, no Teatro Viriato (coprodução Teatro Nacional São João, São Luiz Teatro Municipal, Centro Cultural Vila Flor e Teatro Viriato).
Foi com muito interesse que os formandos puderam assistir a um “Texto satírico de enorme subtileza e inegável apuro formal, O Misantropo (1666) é uma análise impiedosa da sociedade e das suas regras que se mantém surpreendentemente atual, expondo diferentes relações de poder e jogos de enganos, numa oscilação constante entre a sinceridade e a hipocrisia, entre a atração e a repulsa pelas convenções.”  (disponível em <http://www.teatroviriato.com/pt/calendario/o-misantropo/>).
As formadoras de CLC 
*******************************
Para refletir…
Haverá misantropos na sociedade atual?
Caixa de texto: Formandos EFA 16



 


Etimologicamente misantropo do gr. Misánthropos,  anthropos (άνθρωπος) que significa homem, ser humano e mis, também do grego μίσος (misos) que significa ódio. Um misantropo será então aquele «que odeia os homens»; por via culta, provavelmente francesa (Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado), é um indivíduo que mostra antipatia por toda a espécie humana.
Assim, a misantropia é o estado psicológico de um determinado indivíduo que não se adapta ao sistema ou simplesmente alguém que se recusa a seguir as normas e as leis impostas.
Poder-se-á então falar de misantropos na sociedade atual?
O conceito não implica necessariamente uma forma de violência. É comum ter ódio ou aversão contra povos que são diferentes de nós, pois o contacto entre culturas diferentes gera normalmente diferentes posicionamentos e formas de estar na vida.    
Também é comum ter aversão por um tipo específico de população, como pessoas que sentem aversão a quem é pobre ou aversão a quem tem uma determinada cor de pele. Há igualmente misantropia contra quem não tem o mesmo “nível cultural”. As consequências negativas desta postura etnocêntrica, isto é, desta postura cultural de quem acredita na supremacia de uma cultura ou grupo étnico são evidentes nesta sociedade, tais como: o racismo; a xenofobia; o isolamento cultural ou até a própria destruição de culturas minoritárias.
Com efeito, a misantropia pode ser apenas um desprezo como aquele que diz que prefere os bichos aos homens ou pode ser o ódio, violento e assassino de alguém que pensa e executa o plano de matar dezenas e até centenas de pessoas num ataque.
Deste modo, não restam dúvidas de que existem diversos graus de aversão ao ser humano, por características que podem ser sociais, culturais, intelectuais, morais, espirituais ou até religiosas. A solução para a misantropia será, então, o seu oposto: Omnia amor vincit (O amor vence tudo).


Sem comentários:

Enviar um comentário